Pontos turísticos de SPA

Entre as principais atrações culturais da cidade de São Pedro da Aldeia estão:


Igreja Matriz de São Pedro
Erguida na época da União Ibérica na Aldeia de São Pedro, serviu como colégio jesuítico para a região. Os materiais adotados para a construção da igreja foram basicamente a pedra, a cal e também o tijolo. Hoje é tombada pelo Patrimônio histórico.


Igreja dos Jesuítas
A igreja foi construída conforme a técnica empregada na época, ou seja, pedra, cal e óleo de peixe. Apresentava inicialmente o corpo principal com duas alas. Hoje existe apenas uma, constituída por parte da residência e parte pelo corpo da igreja.
Casa da Flor
A casa, iniciada em 1912, a partir de 1923, após um sonho do artista, passou a ser acrescida aos poucos de objetos encontrados no lixo, cacos de metal, manilhas, faróis de automóveis... Aos poucos foram formadas flores, folhas, mosaicos, cachos de uvas, colunas e esculturas fantásticas, fixados dentro e fora da casa. Edificação tombada pelo patrimônio histórico.

Casa dos Azulejos
A casa foi construída em 1847 pelo português Feliciano Gonçalves de Negreiros para residência da família. Possui um conjunto arquitetônico com 16 dependências, pátio interno com cisterna, quintal com árvores frutíferas e belíssimo portal de onde se vê o pôr do sol. Enquanto viveu na casa, Feliciano Gonçalves recebeu diversos visitantes ilustres entre eles os Príncipes Imperiais Isabel e Gaston de Orleans. O imóvel está em uso particular, por isso a visitação deverá ser agendada com antecedência. Processo de tombamento provisório pelo INEPAC dos Bens culturais do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Sítio Histórico de São Pedro da Aldeia.


Casa dos Artesãos
Acervo em exposição ou para consulta. No espaço encontra-se uma exposição permanente de artesanato de São Pedro da Aldeia além de um espaço para os artesãos venderem suas peças. Também oferece curso de artesanato, decoupage, pintura em tela, em tecido, bordado, papel marché, vela, cerâmica, biscuit, tapeçaria, dentre outros.
Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia
Única de seu tipo no país, foi criada pelo Decreto n° 58.378, de 10 de maio de 1966, assinado pelo então presidente da República Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. A BAeNSPA atua ainda como um órgão de execução e fiscalização do Serviço Militar, dispondo de um aeródromo militar que, por força da legislação brasileira em vigor, opera como aeródromo alternativo para o tráfego da região do Rio de Janeiro.
Museu da Aviação Naval
O Museu da Aviação Naval brasileira, foi criado em 23 de Agosto de 2000, está localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia na cidade de São Pedro da Aldeia, é o único do gênero em todo o Brasil. O Museu conta com um acervo diversificado com aeronaves originais e réplicas, diversos motores, inúmeras maquetes, fotos, documentos e manuais das OM do Complexo da Força Aeronaval.

Canhão do Século XVI
Canhão, de fabricação inglesa, suspenso sobre uma base de cimento, com aproximadamente 2,5 m de comprimento e 15 cm de diâmetro. Armamento de guerra também conhecido como Peça, e que historicamente foi instalado em uma área da Praia do Sudoeste, ficando o local conhecido como Ponta da Peça. O canhão era utilizado para sinalizar ao Forte São Mateus, em Cabo Frio, a presença de embarcações invasoras.
Estação Ferroviária de São Pedro da Aldeia
O monumento que fez parte da extinta Rede Ferroviária Federal já havia sido vendido, e a prefeitura municipal readquiriu o imóvel para dar início a restauração. As obras começaram em 2010 por iniciativa do IPHAN, fazendo a população e turistas voltarem a se interessar pela velha construção, de estilo art déco e cor amarelo ocre, antes encoberta sob diversas camadas de tintas. Em 17 de Agosto de 2011 foi entregue a população a 1ª fase de restauros da estação com implementação do escritório regional do IPHAN, o Centro de Memória Ferroviária de São Pedro da Aldeia e a videoteca do projeto Cine Estação São Pedro.

Entre as principais atrações naturais da cidade estão:
Serra de Sapiatiba
Constitui uma das poucas áreas de preservação ambiental da Região dos Lagos, a partir do Decreto nº 15.136 de 20 de julho de 1990 sob tutela do Inea, passou a integrar o Parque Estadual da Costa do Sol.
Laguna Araruama
Banha todo o município e é a maior laguna hipersalina do mundo. É chamada pelos leigos erroneamente de lagoa, entretanto possui características de laguna pois além de ser salobra tem ligação com o mar através do Canal do Itajuru. Com ventos fortes é ótima para práticas de esportes como Kitesurf, Windsurf, Iatismo e etc.



Praia do Sol
Com várias amendoeiras e um verde que predomina ao redor, esta praia proporciona aos seus frequentadores um local bonito e prazeroso.  De areias brancas e finas com águas tranquilas e mornas é muito procurada pelos moradores e visitantes nos finais de semana ou em épocas de férias.  Na sua orla existem vários quiosques rústicos que oferecem um bom atendimento e vendem deliciosos pratos e petiscos de frutos do mar  pescados                           na região.

Praia Linda
A praia possui áreas para a prática de futebol e vôlei, faixa de areia média de 8 m, e é banhada pela Lagoa de Araruama. A frequência é constituída, em sua maioria, de moradores dos condomínios vizinhos. O ambiente é bem agradável, já que a orla arborizada proporciona sombras e ventos refrescantes. Os quiosques, distribuídos a cada 200 m, fornecem bebidas geladas, bolinhos de bacalhau, peixe frito, petiscos variados, camarão e sorvetes. A praia é     equipada com telefones públicos e iluminação ao longo de toda sua orla.

Praia da Baleia
A praia é pouco utilizada para banho, pelo grande número de barcos pesqueiros localizados na pequena faixa de areia. Possui extensão de 500 m, com modestos bares espalhados pelas proximidades. Há também uma pequena vila de pescadores e uma capela. Sua orla lembra as antigas vilas do litoral brasileiro. Nela, com um pouco de sorte, o visitante pode vivenciar a rotina de saída e retorno das embarcações de pesca. O nome da praia refere-se à Pedra da Baleia, que tem o formato do mamífero.



Praia do Mossoró
A Praia do Mossoró tem extensão aproximada de 1.200 m, estreita faixa de areia grossa, águas mornas, alto índice de salinidade, poucas ondas e conchas. Possui área de pesca, com residências simples, canoas e redes.







Praia do Balneário

Praia do Balneário está localizada numa área bastante arborizada com mesas e bancos padronizados, brinquedos infantis e lixeiras. Nos dias de verão, oferece barcos e caiaques para locação. Possui área de estacionamento à sombra. Por causa das suas águas mornas e fundo sem pedras, a praia é muito indicada para banho. A rua que acompanha o seu contorno tem boa iluminação e, apesar de não ser pavimentada, é lisa e larga. Por ali localizam-se a AMAERJ (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro) e um posto da PMERJ.


Praia da PitóriaPraia lacustre de águas mornas e tranqüilas, areias finas e claras em uma orla cercada de coqueiros que dão um toque especial ao local.  No verão e finais de semana apresenta um grande movimento que continua até o anoitecer em seus bares e restaurantes que oferecem boas opções para aqueles que querem prolongar um pouco mais um dia agradável.  No entorno existem diversas casas e uma pequena colônia de pescadores que desembarcam sua produção em um cais ali instalado.

Praia Ponta da AreiaA praia pode ser dividida em duas partes: na primeira não há pavimentação, porém a rua de acesso é ampla, a orla bem arborizada e a faixa de areia mais larga, chegando a 15 m, com quiosques que servem petiscos e peixe frito. Ao caminhar pela orla sente-se um vento fresco e o barulho das folhas das árvores. A outra parte da Ponta da Areia é totalmente urbanizada, a rua que beira a lagoa é asfaltada e dotada de boa sinalizada. A faixa de areia é estreita, chegando a 2m, e os trechos das ruas possuem bancos confortáveis para o visitante apreciar a paisagem. A orla é provida de pequenos deques, possibilitando a navegação e a pesca esportiva. Ao olhar para o oposto da praia, pode-se avistar casas de arquitetura moderna e belos jardins.

Ilha das PombasPequena formação rochosa de calcário com vegetação rasteira de restinga, a Ilha das Pombas é uma atração a mais na Praia do Boqueirão. Distante apenas 10 metros da margem, a ilha tem cerca de 1 km² e serve como fonte de exploração e aventura para crianças e adultos. Sua orla rochosa requer cuidados especiais ao caminhar, e sua estreita faixa de areia possibilita bons pontos de observação da lagoa e de parte da cidade de Cabo Frio. No passado, a Ilha das Pombas foi foco de empreendimentos hoteleiros e imobiliários, porém os projetos foram vetados pela Marinha que utilizava a superfície insular para treinamento de helicópteros. Hoje, o espaço é franqueado ao público e protegido por leis ambientais.


Praia do BoqueirãoA Praia do Boqueirão está localizada próxima à Praia Ponta da Areia. Tem como característica a alternância de faixas gramadas e faixas de areia. Possui infraestrutura para receber visitantes: campo de futebol, brinquedos infantis, quiosques para venda de petiscos e bebidas, assim como bancos confortáveis para os apreciadores de uma boa paisagem. A praia serve como ancoradouro de pequenos barcos de pesca, o que dá um charme a mais ao ambiente. De lá pode-se avistar a Ilha das Pombas, com acesso facilitado pela pequena profundidade da lagoa.


Praia da TeresaPraia com bom número de residências, possui diversos píeres espalhados por seus quase 800 metros de extensão. É propícia para a prática de esportes náuticos. Pode ser dividida em duas áreas: uma, ligada diretamente às residências e com acesso difícil, e outra, cuja entrada fica a cerca de 200 m da Rodovia Amaral Peixoto, onde o visitante encontra tranquilidade, espaço urbanizado bastante arborizado e uma brisa constante. A Praia da Teresa possui quiosques que servem bebidas e petiscos, e uma ampla área de estacionamento.



Praia do Sudoeste
Praia do Sudoeste é de enseada, possui 1 km de extensão e largura de 3 m. É diferente das outras por ser mais profunda e pela maior ocorrência de ventos sudoeste, principalmente no inverno. Por suas águas mornas e transparentes, com muitas conchas na areia, é propícia para banho. Em sua orla existem muitas residências de veraneio, restaurantes, bares e pousadas, além de quiosques que disponibilizam mesas e cadeiras sob frondosas amendoeiras e casuarinas e que funcionam até as 20 horas durante o verão, servindo petiscos, peixes fritos, pastéis, camarão e bebidas. As ruas do seu entorno são iluminadas e com intenso movimento noturno.


  

Praia São Pedro

Localizada próxima à rodovia de acesso ao Rio de Janeiro, a praia é pouco utilizada para banho, porém bem adequada à prática de esportes náuticos e caminhadas. Sua orla foi reformada e hoje abriga o Centro de Informações Turísticas e a Praça da Águas, onde o visitante pode encontrar lojas de artesanato, alimentação, e réplicas em miniatura de pontos históricos importantes e representativos da cultura local. A praça dispõe, também, de bancos, iluminação noturna e boa infraestrutura para lazer e diversão. A Praia de São Pedro, por sua localização, também é conhecida como Praia do Centro.



Praia do Cardeiro

A Praia Ponta do Cardeiro localiza-se na fazenda de propriedade da tradicional família Marinho. Com acesso somente por uma pequeníssima faixa de areia ou pela água, vista de cima a Ponta do Cardeiro lembra a cabeça de uma gaivota.




Praia do Cardeiro

Faz a ligação entre as praias Linda e do Balneário. Possui trechos rochosos e estreita faixa de areia. Sua orla ainda guarda características de uma salina desativada, o que proporciona aos visitantes uma ideia do que foi o tempo da extração de sal na região. Sua orla não é urbanizada e o acesso só pode ser feito a pé, o que transfere à praia uma atmosfera quase selvagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário